O que é ser Hipster?

Josephmark-Illustration-PocketHipster-LowRes-1
Barbas insistentemente cultivadas, óculos enormes e amarelados, músicas deprimentes e/ou animadas resgatadas direto dos anos 80, Instagram e filtros Agfa. Acredite se quiser mas ser um Hipster é um pouco mais que isso. Essa mania que assola boa parte dos jovens de hoje parece ser atual mas passa longe disso. O termo ”hipster” começou a ser empregado por volta dos anos 40 nos Estados Unidos quando os adeptos eram conhecidos como ”sujeitos que curtem jazz”. Anos depois com a mutação recorrente da mistura e revolução do meio cultural como música e cinema, os hipsters passaram a ser conhecidos como sujeitos adeptos do saudosismo e trabalhos independentes e poucos conhecidos. Os hipsters como conhecemos hoje começaram a aparecer por volta de 1999 a 2003 e são descritos geralmente como caras um tanto quanto chatos.

Hipsters são os amigos que zombam de você quando você começa a gostar de Coldplay. Eles são as pessoas que vestem camisetas de tela de seda com citações de filmes dos quais você nunca ouviu falar e são os únicos na América que ainda acham que Pabst Blue Ribbon é uma boa cerveja.”

– Revista Time, 2009

hipster2

Mas não estamos aqui pra falar sobre a índole deles e sim de algo que não podemos negar: eles se vestem relativamente bem. Os hipsters seguem tendências próprias e quando outras pessoas passam a adotá-las, eles as abandonam e saem em buscas de novas. E assim sucessivamente. Mas algumas características eles não abandonam devido a serem bem marcantes para a vestimenta.

Os hipsters correm atrás do vintage e roupas que imitam peças lançadas décadas atrás (e isso os faz caçar bons brechós pela cidade em busca de peças originais), misturando tendências variadas em busca do saudosismo. Pra simplificar bem, os garotos usam geralmente calças skinny jeans, surradas, claras, escuras ou até mesmo de couro, jaquetas jeans ou inspiradas no rockabilly misturados com camisas dos anos 70 e 80 e raramente despontam para os anos 90. Difícil ver um hipster usando roupas ou tênis de marca, e com certeza não vão te contar onde compraram a peça que eles estão usando. Óculos grandes, amarelados como aqueles que seu avô usava quando jovem e aquelas jaquetas jeans com uma estampa gigante nas costas como as do Hard Rock Cafe.

homens

As garotas usam vestidos floridos, sneakers, calças de couro, skinny, jeans surrados, sapatos escuros ou dificilmente acessórios berrantes como os da época do boom musical dos anos 80. Os cabelos dessa turma são diferenciados, despenteados ou com cortes que hoje em dia definitivamente não estão na moda (mas que sempre alguém arruma um jeito de copiar).

HIPSTER-GIRL

Se você quer ser um hipster procure usar nada do que o povo usa. A moda hoje não vai servir pra você. Misture e baseie seu jeito de vestir numa elegância sessentista ou nos berrantes anos oitenta em que seus pais provavelmente viviam socados em boates dançando ao som de Cindy Lauper, Madonna e Hal & Oates.

img_5600_apa_4084_600

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s