Rockabilly_green

O Rockabilly surgiu no início da década de 50 nos Estados Unidos e tornou-se uma febre no país. O que causou o boom do nascimento dessa tendência foi o alcance da fama e sucesso de artistas como Eddie Cochran, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Elvis Presley, Wanda Jackson, Gene Vincent e outros. O pacote imagem/música desses ícones continha um vestuário incrível e diferenciado do normal, o que foi reprovado pelos conservadores que ouviam no máximo um jazz ou blues anos antes. A atitude rebelde e dançante de Presley e Cochran fez com que a ”criação” da adolescência fosse dada nessa época.

thumb

O termo rockabilly é uma mistura de ”Rock”, que começava a se popularizar, com “Hillbilly”, que era o termo que definia a música country naquela época. O estilo musical e de se vestir do rockabilly sumiu nos anos 60 com a chamada invasão britânica que trouxe os Beatles, os Stones, o The Who e outras bandas para os EUA. Mas anos antes no Reino Unido o rockabilly criara a tribo urbana dos teddy boys, uma febre que logo sumiu e depois deu lugar aos punks. Mas isso são outros quinhentos.

???????????????????

O jeito rockabilly de se vestir é bem peculiar mas ao mesmo tempo simples. Antes das costeletas serem moda, os cabelos em topete e cheios de laquê ou gel era mania entre os homens. As calças jeans que começavam a se tornar populares (para desgosto dos pais), os Converse All Star vendendo como água, jaquetas de couro, blazers brancos, pretos, dourados ou carmesim era a base para ser um cara rockabilly assumido. Um dos mais famosos adeptos do estilo rockabilly atualmente é o ator e cantor norte americano Drake Bell. Bell assumiu este estilo há quase dois anos e lançou um novo disco gravado em Nashville, berço do estilo e do ídolo Johnny Cash. “Quando eu tinha 11 ou 12 anos eu não tinha ideia desse estilo. Mas me apaixonei definitivamente e resolvi adotar este estilo pra minha vida.” disse o cantor.

tumblr_n59pa9TVZ31rmssbco2_500

As garotas que adotam este estilo são comumente comparadas às pin-ups e ao estilo vintage, o que não é errado. As vestimentas remetem aos dois estilos citados acima, com vestidos bem coloridos com bolinhas ou flores, cabelos longos com rabos de cavalo ou ”topetes” com faixas grossas ou tiaras. Sapatos de salto alto e tênis coloridos começaram a ser usados pelas jovens, o que não era comum anos antes. Mas o que realmente chamava atenção nelas além das roupas era a maquiagem carregada e o famoso e característico batom bem vermelho. Inclusive, vale lembrar, que a tatuagem se popularizou em massa nessa época, o item que era o mais desaprovado pelos conservadores.

wonder-woman-cosplay-1

Os anos 80 reviveram o rockabilly e como as tribos urbanas que se destacam atualmente é uma das mais populares.

andreaellisonrnrb-22_large

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s