Semi final! Inspiração: Luiz Gonzaga.

Chegamos finalmente na Semi Final da Competição de Ilustradores de Moda!

O tema foi escolhido por mim, com muita cautela. Eu queria algo que fizesse os competidores se inspirarem e aprenderem o verdadeiro desafio de criar uma nova peça, com novos conceitos de moda e cultura.
Por isso, escolhi o grande artista Luiz Gonzaga. Os participantes tinham a liberdade de criar o que bem entendessem, contanto que fosse inspirado na vida e carreira do artista.
Todos eles souberam criar muito bem, cada um com seu toque, cada um com sua visão e criação, e com isso, temos essa grande disputa no blog hoje. Antes de votar, conheça um pouco da inspiração de cada competidor:

  • Bruno Moraes:  Utilizou como base teórica a vida e obra de Luiz Gonzaga, os croquis desenvolvidos remetem a vida sertaneja no cangaço, sendo traduzida em cores quentes, proporcionando um visual seco, fazendo referência ao clima nordestino. A proposta é pensar em uma releitura da indumentária utilizada pelos cangaceiros. O algodão com tom de couro; a calça cargo com um tecido de poliester vermelho; as botas de cano alto em verniz; os cortes a laser no couro imitando renda; as penas que remetem a um ar folclorico/ cultural.
  • Dhiogo Henry: Se inspirou no cangaço e no sertão nordestino, na seca, na origem de Luiz Gonzaga. Usou couro, amarrações, tecidos leves, estampas de galhos secos. Criou dois desenhos: uma peça mais conceitual, e outra mais glamour… não esquecendo a rusticidade do sertão nordestino.
  • Hugo Costa: Teve como referência além da estética do artesanato nordestino e do figurino utilizado pelo próprio  Luiz Gonzaga, a criação de móveis com inspiração no cangaço realizado pelos Irmãos Campana juntamente com artesãos locais. Misturando a estética da vestimenta do cangaço e as tramas de Thonet. Transmitindo na ilustração de moda a inspiração através da renda, elementos figurativos, cores e materiais.
  • Matheus Simas: Sua inspiração para o croqui foi o trecho da música: “A vida do viajante” do grande homenageado Luiz Gonzaga. As estampas de solo rachado (blazer) e das casas (camisa) representam bem a viagem e a passagem pelos sertões, citados na música. O vermelho usado na calça, foi escolhido pela paixão do viajante pela sua nação e povo, e o chapéu e as sandálias são releituras dos trajes utilizados por Luiz Gonzaga. Tudo traduzido por um olhar moderno, mas sem deixar despercebido a autenticidade do tema.
  • Rafael Ricardo: O tema da semi final foi bastante intrigante para ele, porque nunca havia feito algo do tipo.
    A inspiração do croqui veio das origens do grande Luiz Gonzaga, se inspirou no nordeste, trouxe um pouco do clima e vegetação. Usou fortemente a cor marrom, cor muito típica nos trajes dos cangaceiros

bruno semi


Semi 2

semi 1

Anúncios

5 comentários em “Semi final! Inspiração: Luiz Gonzaga.

  1. Parabés aos semi finalistas, Mas como sempre Rafael Ricardo arrasou com seu croqui com pontos de nordeste,principalmte na cor que é muito usada lá, seu croqui ficou elegante onde soube muito bem usar sua criatividade principalmente soube dar um toc de modernidade sem perder o foco em seu croqui…..

    Curtir

  2. Lindo o tema, lindo os croquis mas os mais lindos são do Rafael e Dhiogo,
    os dois merecem ganhar,agora não tem cabimento o do Matheus está com essa quantidade de votos pois até minha irmã de 5 anos faz um desenho desse!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s