Grandes nomes da Moda – Adolfo Sardiña.

É com grande prazer que inicio aqui no blog uma nova seleção de matérias super interessantes: Vou falar sobre os grandes nomes da moda. Dentre eles terão estilistas, figurinistas, modelistas e qualquer nome que fez ou faz história dentro do mundo da Moda!

Hoje vou falar do chapeleiro/estilista Adolfo Sardiña.

adolfo3
Adolfo Sardiña

Adolfo nasceu em Havana – Cuba e foi para Nova York em 1.948 onde trabalhou como aprendiz de chapeleiro na Bergdorf Goodman. Mudou-se para Paris em 1.951 e foi trabalhar com Balenciaga, logo após voltou para Nova York e para Bergdorf Goodman e criou chapéus usando o nome de “Adolfo of Emme”.

Ganhou notoriedade por sua técnica de moldar chapéus com costuras, dispensando o uso de armações com arames ou enchimentos. Iniciou seu próprio negócio em 1.962. Inovou criando bonés de jérsei com viseiras, chapéus com óculos protetores removíveis, enormes boinas de pele, chapéus peludos de cossaco feitos de veludo, lã ou pele e muito mais.

Também criou roupas que tinham vestígios de figurino como saias franzidas de xadrez vichi, jumpers de organdi e saias de patchwork. Abandonou os elementos de figurino nos anos 70 e baseou suas coleções em tailleurs  de malha e vestidos de alfaiataria que atraíam uma clientela restrita e conservadora. Adolfo fechou as portas do seu ateliê em 1.993.

 

Gostou da matéria? Deixe seu comentário, siga o blog e curta a página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

 

*Informações e estudo através do livro: Enciclopédia da Moda.
Anúncios

Um comentário em “Grandes nomes da Moda – Adolfo Sardiña.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s